A arte de cozinhar


Se é verdade que cozinhar é uma arte, para mim é um grande prazer e uma excelente terapia. Um momento de relaxar e me divertir. A cozinha me renova, experimentar novas receitas e cozinhar com carinho e amor são ingredientes fundamentais para uma saborosa comida.

Nesse blog compartilho minhas receitas práticas, fáceis e gostosas e que fazem muito sucesso entre a família e amigos.

Vocês podem enviar sugestões, pedidos de receitas, dicas e juntos vamos nos tornar cada vez mais experientes na cozinha e “bons de garfo, faca e colher”.

sexta-feira, 3 de abril de 2015

BATATA RÚSTICA

Deixe a fritura de lado, troque a batata frita por assada. Além de mais saudáveis fica muito saborosa e é um ótimo acompanhamento para peixes, carnes e aves e peixes.

INGREDIENTES

5 batatas cortadas em gomos, com casca. Corte em metades, no sentido do comprimento, eu geralmente corto 4 partes quando a batata é pequena ou em 6 a 8 quando for batatas grandes
2 cebolas cortadas grosseiramente, em gomos também
8 a 10 dentes de alho, com casca
Folhas de alecrim, 1 a 2 ramos 
3 colheres de azeite
Sal, pimenta-do-reino ou pimenta branca a gosto
Gosto de colocar ervas frescas para dar mais sabor e frescor as batatas, mas é opcional: costumo colocar alho poró, cheiro verde, manjericão e tomilho.

MODO DE FAZER

A receita original leva as batatas para assar ainda crua, o que demora mais, mas eu dou uma acelerada no processo dando uma pré-cozida.
Coloque as batatas em uma panela, com uma pitada de sal e cubra com água, leve ao fogo médio e quando água começar a ferver deixe cozinhar por apenas 5 minutos, não deixe mais que isso, se não vai perder a crocância
Retire do fogo, escorra a água e deixe as batatas no escorredor para ficar bem sequinhas.
Coloque as batatas em uma assadeira forrada com papel alumínio, adicione o alho, a cebola, o alecrim, o sal, a pimenta, regue com o azeite por cima e leve para assar.
Deixe para colocar as ervas frescas quando estiver faltando uns 10 minutos para ficar pronta, nesse momento também é hora de dar uma viradinha nas batatas para que elas fiquem coradas por igual. Se achar que as batatas estão bem sequinhas e grudando regue um pouco mais de azeite.
Leve ao forno médio, preaquecido para assar por 35 minutos. Eu costumo fazer no forno elétrico aí esse tempo diminui para 25 minutos. Quando estiver bem corada está no ponto ideal. Essa batata fica no ponto de al dente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário