A arte de cozinhar


Se é verdade que cozinhar é uma arte, para mim é um grande prazer e uma excelente terapia. Um momento de relaxar e me divertir. A cozinha me renova, experimentar novas receitas e cozinhar com carinho e amor são ingredientes fundamentais para uma saborosa comida.

Nesse blog compartilho minhas receitas práticas, fáceis e gostosas e que fazem muito sucesso entre a família e amigos.

Vocês podem enviar sugestões, pedidos de receitas, dicas e juntos vamos nos tornar cada vez mais experientes na cozinha e “bons de garfo, faca e colher”.

domingo, 6 de abril de 2014

CUSCUZ MARROQUINO

O Cuscuz (couscous em francês) é feito a base de sêmola de trigo, é um ingrediente muito saboroso e leve. Seus grãos ficam soltinhos e você pode variar os ingredientes, é um prato que pode substituir o arroz ...


INGREDIENTES

250 grs de cuscuz marroquino (sêmola de trigo), geralmente você encontra em supermercados ou em grandes hortifrutis, vem em caixinhas.
200 grs de ervilhas frescas
200 grs de peito de peru defumado picadinho
1 cenoura picadinha em quadradinhos ou ralada
80 grs de uva passa branca
80 grs de damasco

Para temperar:

Alho poró, salsinha, cebolinha, pimenta calabresa, ervas finas, sal, temperinhos especiais e pimenta do reino a gosto.

Para hidratar o cuscuz:

1 limão
1 copo de água quente
1 colher chá de azeite

MODO DE FAZER


Coloque o cuscuz numa tigela, ferva a água e adicione o limão e o azeite, vá regando o cuscuz com a água e mexendo com o garfo para que ele se solte, abafe com uma tampa, repita a operação até que o cuscuz esteja hidratado e crescido. Deixe descansar por uns 20 minutos.

Misture todos os ingredientes bem picadinhos ao cuscuz marroquino e tempere a gosto.

Os ingredientes que compõem o cuscuz, como os legumes e proteina podem ser substituidos de acordo com sua preferencia. Pode usar milho verde, azeitonas, frango desfiado, linguiça calabresa, queijo em cubos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário